10 Dicas para vender mais na Black Friday

10 Dicas para vender mais na Black Friday

10 Dicas para vender mais na Black Friday

10 Dicas para vender mais na Black Friday:

1. Crie expectativa

A Black Friday, a Cyber Monday e toda a temporada de campanhas de feriados foram criadas para gerar um aumento nas vendas usando gatilhos psicológicos poderosos, como urgência e escassez. Assim sendo, crie suspense e expectativa antes do evento.

Você pode fazer isso criando um teaser do seu produto, uma oferta e uma hashtag exclusiva para acompanhar sua campanha de pré-venda. De acordo com isso, use conteúdo que desperte curiosidade, mas que ainda não revele tudo. Se você conseguir criar expectativa antes do início da Black Friday, com toda a certeza, seu público estará pronto e disposto a comprar seu produto assim que a campanha começar.

2. Pré-venda para clientes fiéis

Criar suspense é uma ótima maneira de preparar as pessoas para comprar, por outro lado pode não dar tão certo. Alguém pode estar com “cartão de crédito na mão” pronto para comprar, mas como você está apenas provocando a ideia de um possível negócio no futuro, ele se esquece, ou busca outras opções.

Em vez disso, você poderia dar a um determinado segmento do seu público a opção de pré-encomendar sua oferta da Black Friday. É claro que, se você oferecer isso a todos, estará simplesmente estendendo o período do acordo e perderá o impacto. Porém, se você escolher um grupo seleto, como seus clientes anteriores, para fazer pré-encomendas, pode ser uma excelente forma de aumentar as vendas do período.

Afinal, as pessoas adoram fazer parte de um grupo interno exclusivo que obtém primeiro acesso, principalmente se houver uma oferta em oferta.

3. Torne sua oferta exclusiva

As pessoas gostam de se sentir parte de algo especial e único. Além disso, nada convence mais o comportamento de compra do que um pouco de escassez genuína.

Nesta Black Friday, considere limitar seu estoque e certifique-se de que todos saibam disso. Surpreendentemente, recursos escassos ajudam você a criar urgência, inspirar ações, estabelecer um sentimento “exclusivo” para os clientes e, talvez o melhor de tudo, impedir que você precise fazer descontos severos em seus produtos.

4. Kits de produtos 

Montar kits com  produtos complementares é uma ótima maneira de aumentar sua receita durante as vendas da Black Friday, em vez de descontar um produto individual. Idealmente, você teria um produto de custo mais baixo e margem alta que pudesse agrupar com sua oferta principal para torná-la mais atraente.

Mesmo que sua empresa tenha apenas um produto ou serviço, você pode conseguir algo semelhante agrupando um vale presente, produto complementar ou oferta exclusiva de uma marca parceira.

5. Crie urgência com uma contagem regressiva

O frenesi de vendas nas festas de fim de ano é um exemplo clássico do poder da urgência em gerar ações. Sob o mesmo ponto de vista, você pode aumentar a intensidade e a eficácia dessa tática usando cronômetros de contagem regressiva em suas campanhas de e-mail e em suas páginas de destino.

6. Promova as ofertas da Black Friday nas redes sociais

O marketing de mídia social é uma ótima maneira de divulgar suas ofertas da Black Friday. Execute anúncios no Facebook . Promova itens em promoção no Instagram e Tiktok . Não se esqueça de adicionar hashtags da Black Friday para ampliar seu alcance.

Considere fazer parceria com influenciadores de mídia social. Os influenciadores têm um vínculo profundo com seus seguidores. Eles podem ajudá-lo a promover suas ofertas da Black Friday para um público mais amplo.

A mídia social também é uma ótima maneira de impulsionar as vendas online. Os clientes agora podem comprar diretamente nas plataformas de mídia social (Instagram Shopping, Facebook Shops). Para lojas de comércio eletrônico, postagens que podem ser compradas podem ser uma virada de jogo.

7. Faça com que o time de Vendas esteja mais focado

No departamento de vendas, onde a Black Friday tem um peso significativamente maior, os gerentes precisam preparar a mentalidade dos executivos de vendas. Além de realizar uma reunião mais extensa antes de implementar a estratégia, é fundamental enfatizar a importância da disciplina e manter o foco no objetivo final, evitando distrações.

É benéfico alocar recursos para fornecer alimentos que proporcionem mais energia, como amendoins e barras de cereais, por exemplo. Isso deve ser considerado como parte da estratégia, estabelecendo uma conexão entre as ações realizadas e os resultados desejados.

8. Crie uma “oferta chiclete”

Uma estratégia comum usada por grandes empresas, especialmente no setor de varejo, é a criação de uma “oferta irresistível”. Isso envolve a promoção de um produto a um preço muito baixo para atrair clientes para o site.

Um exemplo típico disso é quando uma empresa anuncia nas redes sociais que está vendendo uma TV por apenas 100 reais. A estratégia da empresa é adquirir um estoque limitado desse mesmo produto e usar essa oferta como um atrativo. Mesmo que um consumidor veja a oferta após seu término, ainda é provável que ele continue buscando outras ofertas antes de fazer uma compra.

“Quando isso ocorre, é comum que a empresa apareça em reportagens de televisão ou jornais. Isso envolve custos, mas gera um efeito viral na internet e alcança um público muito mais amplo. A equação é simples: em vez de ser um erro devido à oferta, a estratégia viraliza tanto que se torna um grande sucesso.”

9. Monte um plano de contingência

A Black Friday é um período propenso a contratempos. O produto encomendado à indústria pode atrasar, a plataforma pode enfrentar problemas técnicos, o sistema de compras pode travar, entre outros imprevistos. Para minimizar o impacto dessas questões e reduzir o risco de perda de vendas, é fundamental ter um plano de contingência.

O plano de contingência começa com a identificação de todas as possíveis falhas que podem ocorrer na operação. Para cada problema identificado, é necessário ter uma solução alternativa pronta. Por exemplo, caso o site saia do ar durante um período de grande demanda, uma resposta ágil pode ser direcionar os visitantes para uma página de destino que inclua um número de WhatsApp ou telefone de contato. Dessa forma, a empresa evita desativar seus anúncios e manter a indexação.

Para todas as ações, as alternativas devem estar preparadas para serem acionadas em caso de problemas. No exemplo mencionado, a página de destino deve estar pronta e a equipe treinada para atender via WhatsApp. Quando o site voltar ao normal, basta redirecionar o tráfego da página de destino de volta para o domínio principal.

10. Crie ofertas irresistíveis

Mesmo o evento sendo uma data aguardada por muitos, o que realmente impacta o público são as boas oportunidades de compra. Portanto, desenvolva táticas para atrair e converter compradores rapidamente. Veja alguns deles:

  • Combinações de produtos: agrupamento de itens comprados com frequência. Os combos de fast food são exemplos, pois oferecem preços vantajosos na compra conjunta de sanduíche, batata frita e refrigerante.
  • Descontos progressivos: trata-se de oferecer descontos maiores à medida que o cliente compra mais produtos. O famoso “compre 2, ganhe 3” é uma prática comum.
  • Bônus por tempo limitado: oferta de um item extra para compras realizadas em um período determinado. Por exemplo: presentes que acompanham compras realizadas em determinada data.
  • Upselling e cross-selling: incentivar o cliente a adquirir uma versão mais cara do produto (up-selling) ou adicionar itens relacionados ao carrinho (cross-selling).
  • Programas de fidelidade: oferecem recompensas (como cashback) para clientes frequentes ou que atinjam determinado valor de gasto.
  • Desconto por abandono de carrinho: redução de preço na tentativa de resgatar o comprador.

Estratégias como essas são exemplos que mostram como a criação de ofertas irresistíveis pode gerar receitas significativas na Black Friday. Tanto clientes quanto vendedores se beneficiam.

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