O que é visão de negócio

O que é visão de negócio

O que é visão de negócio: A visão de negócios é algo que todos os gestores sabem que precisam ter, mas poucos realmente conseguem desenvolvê-la com clareza. Surpreendentemente, a falta de planejamento foi a segunda maior causa de fechamento de empresas em 2020, de acordo com um estudo realizado pelo Sebrae.

Entre os fatores que contribuíram para o fechamento dessas empresas, 17% dos entrevistados admitiram que não fizeram nenhum tipo de planejamento, enquanto 59% afirmaram que planejaram apenas até, no máximo, seis meses à frente. E é aí que se torna crucial entender a importância de uma visão de negócios.

A visão de negócios é um conceito que muitos empresários e empreendedores que estão focados em resultados de curto prazo não compreendem bem, ou simplesmente negligenciam. Sem um planejamento estratégico que identifique os riscos, ameaças, mudanças e oportunidades de um negócio, as chances de sobrevivência a longo prazo são consideravelmente reduzidas.

De acordo com os dados do Sebrae, a taxa de mortalidade das empresas após 5 anos é de:

  • Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), cerca de 29% encerram suas atividades após 5 anos.
  • No caso das Microempresas (MEs), a taxa de fechamento chega a 21,6% após 5 anos de atividade.
  • Já nas Empresas de Pequeno Porte (EPPs), aproximadamente 17% fecham suas portas após 5 anos de operação.

O que é visão de negócios?

A visão de negócios de uma empresa está relacionada ao seu planejamento estratégico de longo prazo. Em essência, buscar uma visão de negócios significa definir os objetivos de longo prazo da empresa e o que ela almeja se tornar no futuro.

Alguns exemplos de visão de negócios incluem:

  • Tornar-se líder absoluto em seu mercado;
  • Expandir sua presença internacional por meio da inovação;
  • Estabelecer filiais em todas as principais cidades do país;
  • Ganhar reconhecimento global como uma empresa pioneira em seu setor.

Em resumo, a visão de negócios engloba as declarações de visão e missão, os valores e o propósito de uma empresa:

O propósito de uma empresa: refere-se à razão fundamental de sua existência, o “porquê” por trás de sua fundação ou operação contínua, bem como o impacto que ela busca gerar na sociedade.

Os valores de uma empresa: são as crenças, filosofias e princípios que orientam a cultura organizacional. Esses valores têm um impacto significativo na experiência dos funcionários e na maneira como a empresa se relaciona com seus clientes, parceiros e acionistas. Os valores são essenciais para a identidade da empresa e contribuem para diferenciá-la da concorrência.

A declaração de visão: descreve o destino para o qual a empresa está caminhando. Ela representa o futuro desejado, dependendo do alcance das metas e intenções estabelecidas como a força motriz para o sucesso da empresa. Geralmente, essa declaração é elaborada pelos executivos e serve como um meio de inspirar a equipe em relação à direção que a empresa está tomando.

A declaração de missão: descreve o “como” a empresa planeja alcançar seu propósito enquanto avança em direção à sua visão e incorpora seus valores. Essa declaração é fundamentada em ações específicas que indicam como a empresa pretende cumprir seus objetivos.

Passo a passo para desenvolver uma Visão de Negócios

A criação de uma visão de negócios requer uma quantidade significativa de pesquisa, que pode ser realizada pelo fundador, CEO, diretor-executivo ou proprietário da empresa. Além disso, essa visão também pode ser desenvolvida em conjunto com a equipe:

Pesquisar o contexto histórico

A análise do contexto histórico pode oferecer insights sobre as oportunidades disponíveis para os negócios. Por exemplo, no cenário atual, as mudanças climáticas são um tema relevante. Portanto, empresas que adotam práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) estão atraindo atenção na mídia e se tornando o foco da discussão pública.

Outro exemplo atual do contexto histórico envolve o rápido avanço da inteligência artificial (IA). As empresas podem aproveitar esse contexto para integrar a IA em seus processos ou explorar novas soluções que envolvam essa tecnologia para atender às necessidades de seus clientes.

Pesquisar sobre a indústria

A pesquisa sobre a indústria é fundamental para que um negócio compreenda quem são as empresas líderes do setor, como elas alcançaram essa posição e quais mercados ainda podem ser explorados dentro dessa área de atuação.

Ter um entendimento da cadeia operacional da indústria proporciona uma visão mais abrangente para o gestor, permitindo que ele leve em considerações variáveis que muitas vezes passam despercebidas pela maioria das pessoas.

Por exemplo, a Tesla identificou uma lacuna na indústria automobilística: a falta de produção em massa de veículos elétricos na sociedade. Usando essa informação, com o contexto histórico relacionado à crise climática, a Tesla conseguiu se posicionar no mercado como uma empresa inovadora e disruptiva que lidera o caminho para o futuro.

Pesquisar sobre o mercado

Mesmo que represente uma parte menor da indústria, o mercado em que um negócio está inserido também pode ser um campo valioso de estudo para obter insights e identificar oportunidades de inovação. Portanto, analisar os produtos e serviços disponíveis no mercado em que a empresa atua é uma etapa importante na construção da visão de negócios.

Por exemplo, considere o mercado de brechós, onde existem uma variedade de players com diferentes públicos-alvo. Alguns brechós se posicionam como boutiques de luxo, enquanto outros focam em oferecer os preços mais acessíveis. Embora ambos atuem no mesmo mercado, suas abordagens são distintas e direcionadas a diferentes segmentos de clientes.

Pesquisar sobre o nicho

Realizar uma pesquisa sobre o nicho de mercado em que a empresa atua é fundamental para qualquer negócio. Essa pesquisa permite identificar as melhores oportunidades para posicionar a empresa dentro desse mercado específico.

Por exemplo, no segmento de cosméticos, há um nicho de mercado dedicado aos cosméticos artesanais, que fazem parte do mercado de cosméticos veganos, o qual, por sua vez, está inserido no mercado de cosméticos, que, por sua vez, faz parte da indústria da beleza.

Se olharmos da perspectiva oposta, na indústria da beleza, encontramos consumidores que estão interessados em adquirir produtos cosméticos. Dentro desse grupo, há aqueles que preferem produtos veganos ou cruelty-free (livres de crueldade animal).

Além disso, entre esses consumidores, existe um subconjunto que valoriza a produção artesanal em vez da produção em larga escala de produtos que pretendem consumir. Sem a pesquisa de nicho adequada, seria difícil descobrir essa demanda específica.

Pesquisar os hábitos de consumo

Investigar os padrões de consumo na sociedade pode oferecer informações valiosas sobre o público-alvo. Hoje, vivemos em um momento único da história, com diversas gerações coexistindo simultaneamente. Isso cria uma necessidade real para as empresas compreenderem seu público consumidor.

Além disso, as características específicas de cada geração influenciam seus hábitos de compra. Por exemplo, alguém da geração Z pode preferir fazer compras online, enquanto alguém da geração X pode optar por compras presenciais.

Analisar o perfil demográfico do público-alvo e criar personas por meio de estudos aprofundados pode proporcionar uma compreensão mais clara do negócio, tornando o cliente mais compreensível em suas decisões de compra e na forma como se relaciona com as empresas.

Pesquisar a concorrência

Investigar a concorrência é uma ferramenta valiosa para descobrir oportunidades de se destacar. Essa pesquisa envolve a identificação dos produtos ou serviços já disponíveis no mercado e a identificação das lacunas que eles deixam.

Em outras palavras, estamos falando sobre o espaço que ainda não foi preenchido no mercado. Onde seus concorrentes não estão atendendo adequadamente aos clientes? Que recursos ou funcionalidades podem ser adicionados ao produto para superar o que os concorrentes oferecem? Essas são algumas das perguntas-chave que guiam a análise da concorrência.

Definir a visão de negócios

Por último, depois de concluir todas as pesquisas, o gestor ou a equipe podem reunir todas as informações relevantes coletadas para criar a visão de negócios. Essa visão, em essência, responde à seguinte pergunta: onde a empresa deseja estar a longo prazo?

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